quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ranking ambiental exclui Limeira e Piracicaba e certifica Santa Bárbara

fonte : G1 Piracicaba e Região 


O Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, divulgou nesta terça-feira (10) a lista das 67 cidades certificadas como prioritárias para obter recursos do governo paulista para investimento em ações ambientais. Entre as 18 cidades da área de cobertura do G1Piracicaba e Região, apenas Santa Bárbara d'Oeste (SP) aparece na relação. Com 85,6 pontos, a cidade ocupa a 29ª posição do ranking -- em 2012 ficou no 155º lugar com 77,8 pontos. É a primeira vez que Santa Bárbara atinge a certificação, que existe desde 2007.
Prefeitura inicia limpeza do ecoponto do Jardim Gerivá, em Santa Bárbara d'Oeste (Foto: Prefeitura/Divulgação)Remodelação de ecopontos contribuiu para nota
maior, segundo a Prefeitura (Foto: Luís Deffanti)
A secretaria dá o selo Município Verde Azul aos que atingirem nota superior a 80. A média avalia ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Piracicaba (SP) eLimeira (SP), que em 2012 tiveram pontuação acima de 80, neste ano ficaram fora da lista de prioritárias e não receberam o selo.
O secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara, Rafael Piovezan, disse que a interligação dos projetos ambientais levou à evolução no ranking estadual. "A classificação mostra que temos políticas efetivas para atendimento das demandas", afirmou. A interlocutora da iniciativa no município, Cíntia Polezi Paiva, citou a remodelação dos ecopontos, a participação mais ativa do Conselho de Defesa do Meio Ambiente e a intensificação de ações de educação ambiental como fatores positivos para o resultado.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a nota média dos municípios participantes subiu de 40,35 em 2012 para 46,25 em 2013. "Entre as ações locais avaliadas, duas iniciativas chamaram a atenção: o avanço significativo do número de municípios que elaboraram Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a configuração de um cenário promissor para a inibição do consumo de madeira ilegal", informou a pasta. A primeira cidade do ranking do selo Município Verde Azul é Sorocaba (96,5 pontos) e a última é Campos Novos Paulista (-2,8 pontos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário