terça-feira, 15 de outubro de 2013

Praça Central recebe ato de protesto pela educação pública hoje

Fonte : SBNoticias 


A Praça Coronel Luiz Alves (Central) em Santa Bárbara d'Oeste recebe, a partir das 17h de amanhã (15), Dia dos Professores, um ato, que faz parte de uma mobilização nacional, pela educação pública em apoio aos professores do Rio de Janeiro, que estão em greve a mais de 40 dias. Educadores, pais, alunos e sindicalistas estarão reunidos com faixas e cartazes pedindo melhorias no ensino estadual e municipal.
Ato é de solidariedade aos professores do RJ que estão em greve (Foto: Reprodução)
Ato é de solidariedade aos professores do RJ que estão em greve (Foto: Reprodução)
A professora Rogéria Bueno, uma das organizadoras do manifesto, explica o motivo da realização do ato. "O movimento foi convocado, justamente no Dia do Professor, em solidariedade aos companheiros cariocas que estão em greve e sendo recebidos com truculência pela Polícia e pelos políticos do Rio. E o intuito também é chamar atenção para a educação que a agente quer para as escolas públicas", contou.
Rogéria relaciona os participantes do protesto. "Temos convocado os companheiros educadores do município, além de alguns movimentos sociais que já confirmaram presença e os sindicatos dos Professores e Trabalhadores Municipais. Queremos a participação de professores em geral, alunos e pais para podermos colocar a intenção da forma de ensino que a gente sonha. A presença da população em geral também será muito importante para se solidarizar conosco, trata-se de uma causa nobre", destacou.
A educadora fala sobre os resultados esperados com a realização do ato desta terça. "Já que trata-se de uma manifestação nacional, gostaríamos que a política caminhasse junto com a educação e os governantes tem que saber que tem que legislar em favor da educação, receber e conversar com os professores, conhecer a realidade do ensino atual", disse.
A professora comenta a negociação com as forças de segurança do município para preservação da ordem durante o protesto. "Houve um contato prévio com a Polícia Militar no sentido de estarem amparando e assegurando as pessoas que vão participar desse evento, porém, quero destacar que será uma ato tranquilo, pacífico, não temos a intenção de causar nenhum problema, apenas protestar pela educação", falou.
Rogéria Bosco convoca a população barbarense a acompanhar o movimento na Praça Central. "Coloco para todos os cidadãos barbarenses que participem amanhã a tarde conosco. Professores, pais, alunos, educadores, população em geral, não deixem de estar com a gente, se expressem e sonhem com uma educação de qualidade para todos", pediu.
Além dos temas abordados pela educadora, o ato nacional deste Dia dos Professores pretender levar à participação popular o Plano Nacional da Educação (PNE).



Nenhum comentário:

Postar um comentário